quarta-feira, 26 de março de 2008

A cidade sorriso faz 236 anos

Uma manhã Porto Alegrense
Uma Tarde Porto Alegrense
Um anoitecer em Porto
A Casa de Cultura Mario Quintana O monumento ao Laçador
O "Rio Guaíba"
A Usina do Gasômetro
A Avenida Borges de Medeiros
O Viaduto da Borges
O Mercado Público
O Centro Administrativo
A Prefeitura "nova"
A Catedral Metropolitana
O monumento aos Açorianos
O Parque Farroupilha
A Feira do Livro
O Theatro São Pedro
O Pôr-do-Sol.

E hoje vou deixar que fotos e história falem por mim...
A cidade que nasci e passei a maior parte da minha vida faz aniversário hoje...
Conhecida como a cidade sorriso, Porto Alegre é uma daquelas cidades que cresceu, mas esqueceu de deixar de ser província...
Aquela cidade que combina acesso wireless gratuito em plena Redenção...
Ou seja, você pode num domingo pela manhã preparar teu chimarrão e colocar o laptop embaixo do braço e ir passear na redenção, sentado na grama você pode tomar uns chimas enquanto navega na web... É porto é assim mesmo...

Um pouco de história:

Completando hoje 236 anos, a capital gaúcha foi habitada por índios Guaranis no início de sua história. Até que no século XVII o tropeiro Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos estabeleceu-se em um pequeno sítio às margens da Lagoa do Viamão, dando início a colonização local. Em 1752, 60 casais de açorianos vieram juntar-se aos povoadores iniciais. Antes de ser considerada cidade, teve quatro nomes, Porto de Viamão, (1732); Porto do Dorneles (1740); Porto dos Casais ou Porto de São Francisco dos Casais (1772); Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre (1773).

O aniversário de sua fundação é comemorado em 26 de março, quando um edital eclesiástico, em 1772, dividiu a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão em duas e criou a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. A capital da província de São Pedro do Rio Grande do Sul foi criada em 1773 e, em 1808, o Príncipe D. João elevou-a a categoria de Vila. Em 1822, o Imperador D. Pedro I, à categoria de cidade.

Com a Proclamação da República (1889), o poder executivo passou a ser exercido pelo Intendente. Como a Intendência Municipal necessitava de uma sede própria foi construído o Paço Municipal (1891-1901), verdadeira obra de arte da arquitetura que teve sua completa restauração concluída em agosto de 2003. Com a Revolução de 1930 foi nomeado o primeiro prefeito da Capital, passando a Intendência a chamar-se Prefeitura Municipal.

A cidade em dados - Porto Alegre está localizada na Latitude S - 30º / Longitude W - Greenwich 51º, considerada a capital mais meridional do Brasil. Com uma área de 476,3 km, está a 10m do nível do mar. Possui espaços de planície, mas está circundado por 40 morros que abrangem 65% da sua área, limitada por uma orla fluvial de 72 km. Sua população é de 1.416.363 habitantes (Fonte: IBGE/2004). A expectativa de vida do porto-alegrense é de 71,4 anos, com uma população alfabetizada de 91%. A coleta de esgotos atinge 83% das moradias e o abastecimento de água e energia elétrica perfazem respectivamente 99% e 98% dos lares.

Os indicadores de qualidade vida apontam cerca de 1,4 milhões de árvores em vias públicas. Quem circula pela cidade pode observar, principalmente nos meses de primavera, o tapete multicolorido de flores que pinta o chão de ruas e avenidas.

Pra não deixar de lado, Porto Alegre já foi muito cantada, portoalegrense que é portoalegrense ama essa cidade...
Tem uma música que eu adoro e pra encerrar o post em homenagem a minha cidade natal, música do Casal Fogaça (atual Prefeito e primeira dama)...

Porto Alegre é Demais
Isabela Fogaça
Composição: José Fogaça

Porto Alegre é que tem
Um jeito legal
É lá que as gurias etc. e tal

Nas manhãs de domingo
Esperando o Gre-Nal
Passear pelo Brique
Num alto astral

Porto Alegre me faz
Tão Sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz

Quem dera eu pudesse
Ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
Do Kleiton/Kledir

Andar pelos bares
Nas noites de abril
Roubar de repente
Um beijo vadio

Porto Alegre me faz
Tão Sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz

Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz

Porto Alegre é demais...!

Nenhum comentário: