quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Qual sentido é mais estimulante para você?
Saber o que são sistemas representacionais pode evitar desentendimentos entre o casal
Tudo o que vivemos passa por nossos cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar, gustação e olfato). O significado que damos às coisas e situações vai depender de como percebemos e armazenamos cada imagem, som, palavras, emoções e sensações do mundo em que vivemos. É esse acúmulo de conhecimento e percepções que formam o nosso aprendizado e o nosso mapa mental, orientam nossas escolhas e influenciam comportamentos por toda a vida.
Nossas experiências internas têm os três componentes: visual, auditivo e sinestésico (palavra que se refere às sensações táteis, olfativas e gustativas). Estes aspectos são chamados de sistemas representacionais.
Algumas pessoas são mais ligadas aos aspectos visuais, outras aos auditivos ou ainda aos sinestésicos. Essa preferência, que não é consciente ou intencional e se desenvolve ao longo da vida, se manifesta em diversas áreas: no modo como nos comunicamos e na maneira como organizamos nosso trabalho, por exemplo. Esses sistemas representacionais podem e devem ser desenvolvidos, pois se constituem em grandes aliados na nossa comunicação com o mundo.
Pessoas visuais, quando vão a uma festa, por exemplo, dão mais importância à cor e à aparência do ambiente, enquanto que para a sinestésica o sabor da comida e bebida é fundamental. Já para a pessoa mais auditiva, o som da música ambiente é o mais importante. Um par de sapatos, largado no meio da sala, que não traz desconforto ao sinestésico, pode "enlouquecer" uma pessoa visual.
Muitos conflitos ocorrem pelo fato de as pessoas terem sistemas preferenciais diferentes. O marido (sinestésico) chega cansado afrouxando o colarinho, larga a pasta encima da mesa e nem repara que a casa está arrumada para a comemoração do aniversário de casamento. Vai tomar banho e deixa o banheiro com a toalha jogada, poças de água no chão. A esposa (visual) esquece a comemoração, e se desespera tentando colocar uma ordem em toda a bagunça. A comemoração não acontece da forma esperada, pois o marido julga ser falta de atenção o fato de a esposa esquecê-lo na sala e preferir arrumar o banheiro.
Estes desentendimentos poderiam ser minimizados se soubéssemos que o comportamento de cada um é direcionado pelo sistema representacional mais desenvolvido.
Como disse o pensador Charles Jones: "Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar". Acrescentaria a essa lista também as palavras que ouvimos.
O que ouvimos durante a vida é de extrema importância para que consigamos registrar e armazenar o conhecimento necessário para nosso crescimento. Nem sempre percebemos instantaneamente o que aprendemos durante uma conversa, mas essa nova informação pode ser muito importante no futuro.
Silvia Maria Pereira Ramos
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Enfim, tem mais um anjinho no céu

sexta-feira, 30 de julho de 2010
Insone
Na verdade preocupada com as coisas que estão acontecendo...
Não era pra um namoro gerar tanto conflito...
Entende-se o pq de eu não criar vínculos???
Eles sempre exigem mais do que eu quero enfrentar ou mais do que quero ter...
Realmente não sei se ele é a pessoa certa, nem se ele tá me fazendo bem...
Sempre tem alguém pra colocar pilha contra, não é a primeira vez, nem a última...
Vamos ver como as coisas se desenrolam...
=]
domingo, 25 de julho de 2010
quarta-feira, 21 de julho de 2010
εïзεïзεïзεïзεïзεïзεïз
Eis que estão de volta, as famosas borboletas \o/
εïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïзεïз
terça-feira, 20 de julho de 2010
Soneto do amigo
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes
terça-feira, 13 de julho de 2010
Risos
É essas são as novidades do dia!
\o/
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Para solteiros, Dia dos Namorados não é motivo de tristeza; veja algumas vantagens
Muita gente se sente triste quando essa data se aproxima: Não estou namorando... Será que tenho algum problema? Será que sou chato? Será que estou barrigudo? Será que apesar de alguns fios de cabelo brancos, não tenho maturidade para manter uma relação? Será que ganho pouco?
Esse tipo de pressão é comum. Quem não fica culpado no Natal? Pinta sempre aquela autocobrança de ter que ligar para todos os amigos, retornar todos os e-mails natalinos com aquele Papai Noel dançarino, comprar cartões solidários, e o pior: a ceia de Natal em família. Fica aquela situação estranha, rs... Se acabar na casa de amigos então, pior ainda. Invasor de Natal alheio.
E Ano Novo? Quem não se sente obrigado a pensar que o ano que passou foi difícil, mas o ano que está chegando será sensacional? Roupa branca, praia muvucada, estradas paradas, aeroportos lotados e a obrigação de ficar histericamente feliz.
No Dia dos Namorados vivenciamos uma cobrança menor, só que mais sufocante... É a expectativa da noite perfeita, inesquecível.
Sempre digo que uma grande expectativa é prima-irmã da decepção. É sempre aquela coisa idealizada, que dificilmente corresponde com qualquer realidade.
Eu mesmo já terminei dois namoros no Dia dos Namorados! Um porque dei presente e não recebi, outro eu não lembro o motivo, mas achei a data boa para se terminar tudo, rs...
No Twitter muita gente já está anunciando que entrará em depressão porque não está namorando. Nada disso! Pensem comigo: Você que não está namorando não vai precisar encarar um shopping pra comprar presente, não vai precisar passar o dia fazendo voz de ursinho carinhoso no telefone, e o melhor de tudo: Não vai ficar três horas segurando o bip do Outback esperando uma mesa...
Sair nesse dia para se aproveitar da situação é uma opção, mas cuidado... A data é muito representativa! Ficar com alguém exatamente nessa data pode denotar um compromisso sério, um encontro que "estava escrito", etc.
Minha amiga Rachel Ripani postou essa pérola do sensacional Oscar Wilde no Twitter: "as mulheres estragam qualquer romance, com essa mania de querer que eles durem para sempre". Não acho que sejam só as mulheres, pode ser um homem também. Vide meu personagem Mimi, em “Passione”.
Mestre Chico Buarque já disse que mesmo que os romances sejam falsos, não importa, são bonitas as canções. Acredito que um namoro possa até durar para sempre, desde que seguindo o conselho da música que citei acima: É preciso que as pessoas envolvidas façam com que todos os dias sejam o Dia dos Namorados.
Resumindo: é melhor estar solteiro no Dia dos Namorados do que namorando no Carnaval.
Por Marcelo Médici - para o site UOL.
http://celebridades.uol.com.br/ultnot/2010/06/11/para-solteiros-dia-dos-namorados-nao-e-motivo-de-tristeza-veja-algumas-vantagens.jhtm
domingo, 6 de junho de 2010
Chateada...
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Without patience...
Sem a menor paciência também...
Tudo o que eu queria hoje era ficar no meu quarto, sozinha, quietinha...
Seria pedir demais???
Mas, não, eu não consegui...
Sei lá como explicar isso, mas to sem a menor paciência...
Sem a minima paciência...
Não to querendo fazer absolutamente nada!!!
Talvez pq eu esteja mais preocupada doq ue devia...
Talvez pq eu não tenha consegui ainda parar e ver que a eu to desempregada e to dependendo de uma CNH que eu ainda não tenho...
Eu to de saco cheio de muita coisa...
De estar em casa e dessa droga de rotina...
Nada de bom, sempre tem um problema...
Sempre tem uma reclamação...
Sempre tem um stress...
Está tudo uma droga...
Quero que tudo exploda...
Qual a solução???
Estou me sentindo sozinha, sem forças...
Pense e dance
(Barão Vermelho)
Penso como vai minha vida
Alimento todos os desejos
Exorcizo as minhas fantasias
Todo mundo tem um pouco de medo da vida
Pra que perder tempo desperdiçando emoções
Grilar com pequenas provocações
Ataco, se isso for preciso
Sou eu quem escolho e faço os meus inimigos
Saudações a quem tem coragem
Aos que tão aqui pra qualquer viagem
Não fico esperando a vida passar tão rápido
A felicidade é um estado imaginário
Não penso em tudo que já fiz
E não esqueço de quem um dia amei
Desprezo os dias cinzentos
Eu aproveito pra sonhar enquanto é tempo
Eu rasgo o couro com os dentes
Beijo uma flor sem me machucar
As minhas verdades eu invento sem medo
Eu faço tudo pelos meus desejos
Saudações a quem tem coragem
Aos que tão aqui pra qualquer viagem
Não fico esperando a vida passar tão rápido
A felicidade é um estado imaginário
Pense, dance
http://www.youtube.com/watch?v=72Va64U5AEU
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Enfim essa sou eu!!!
Mas deixa eu registrar isso beeeeem registradinho...
Eu sou dona de não associar o nome com a pessoa...
Acho que ninguém é mais desligada nisso do que eu!!!
Enfim, isso faz parte da vida e pra mim sempre será assim...
Tenho casos hilários pra contar...
E esse final de semana fiz mais uma dessas...
Sou eu né??? ;)
Enfim, deixa eu ilustrar algumas das situações...
Certa feita estou voltando de uma viagem a São Paulo, sentada no avião e me lavando de tanto chorar, por motivos que não vou me lembrar...
Costumo sentar na janela do avião, por alguns motivos bem óbvios, um deles é que se eu não quiser dar papo pra ninguém, viro a cara pra janela como se estivesse apreciando olhar nuvens brancas passando...
Naquele dia em especial, eu realmente estava olhando pra fora e chorando compulsivamente e não querendo que ninguém prestasse atenção no meu rosto inchado de tanto chorar...
Pois bem, do meu lado sentam dois rapazes, mais ou menos da minha idade...
E lá estou eu com a cara virada pra janela, quando delicadamente o que ficou ao meu lado pediu licença pra sentar...
Pra não parecer muito mal educada, levantei o rosto da janela e por trás de meus óculos escuros disse uma ou duas palavras pra ele...
Enfim, taxíamos e decolamos... Os rapazes estavam conversando qualquer coisa que efetivamente não me interessava, logo, continuei me acalmando e olhando pro lado de fora...
Uma viagem de SP a POA é de 1:30 no máximo...
Um tempo depois vem a aeromoça com o lanche e servindo as bebidas...
Ao contrário de hj em dia o lanche consistia em algo quente pra comer, que não vou me lembrar o que é, frutinhas e dois chocolates, daquela famosa caixa azul da nestlé..
Pois bem, o rapaz do meu lado depois de duas ou três tentativas de ouvir mais do que monissílabos vindo de mim, me perguntou se eu me importava de trocar um determinado bombom com ele...
Sinceramente, isso me lembrou meus tempos de criança quando a gente ganhava bombom e eu trocava os de coco com os meus primos...
Bom, acabei trocando o tal bombom, por um charge...
E como eu já estava mais calma, acabamos conversando nos últimos 40 minutos de viagem...
E se eu fosse "maria-chuteira" eu tinha ali mesmo dado um jeito de pegar o telefone da figura, até pq ele tava dando em cima de mim e eu só entendi isso qdo o companheiro dele que estava no assento do corredor perguntou "E aí ela deu abertura pra vc? Casou no vôo?", ele era jogador de futebol e estava voltando de um jogo em SP... O cara hoje atua no exterior...
Outra dessas eu dei em pleno Shopping Praia de Belas...
Todos que me conhecem um pouquinho só, sabem que eu sou fanática por CD...
Estou eu procurando um presente de aniversário pra um amigo, que queria o DVD Norah Jones...
Entro eu Banana Records a dentro e vejo um rosto conhecido, mas como não liguei o nome a pessoa, passei batido por ele e fui procurar o que precisava...
Acontece que tal pessoa, estava enconstado na frente no balcão onde ficam os CDs e DVDs...
Estou eu olhando e procurando o tal DVD da Norah Jones e paro na frente da figura e digo: "Vc pode me dar licença?"
Ele me olhou, com aquela cara de "ela sabem quem eu sou?"
Deu-me um sorriso e me disse claro, fique a vontade...
Lembra que eu estava procurando um DVD da Norah Jones, né?
E do nada eu olho e digo, bem baixinho, olha só o DVD novo do Nenhum de Nós...
Viro o DVD pra ver o set list e dou de cara com quem???
Com o dono do rosto que estava na Banana Records...
Eis que eu, que sou super fã do Nenhum de Nós passei 30 minutos olhando CDs e DVDs e descbro que neste tempo todo, Sadi Homrich estava na loja e eu nem havia me percebido disso...
Perdi a chande de pedir um autógrafo especialmente pra mim ;)
Não muito tempo depois, estou caminhando pelo mesmo shopping qdo novamente passo por um outro rosto conhecido, que só fui saber quem era qdo ele chamou uma das crianças que estava com ele...
Era o Serginho Moah, do Papas da Língua...
Liguei a voz a pessoa nesse caso, mas só assim pra mim saber que era ele...
E olha que quando ele me viu, provavelmente ele imaginou que eu iria pedir um autografo e se mostrou muito solicito... Novamente aconteceu...
Não faz mais que um ano, estamos em uma reunião no Ritter Hotel e entra um amigo nosso e sem mais nem menos começa a procurar alguma coisa que até então eu não imaginava o que era...
A reunião acabou por transcorrer super tranquilamente e só no final dela fui perguntar o que havia acontecido...
Então o Di me conta, "eu estava procurando cameras de filmagem, vc não viu que era o Sérgio Stock não?"
Então até aí eu não tinha ligado o nome a pessoa, até ele me dizer que ele é um jornalista super conhecido, sim, eu conheço o cara, mas lógico, não juntei o nome a pessoa, de novo...
Pra mim ele era apenas o Pai do Vinicius...
Enfim, pra não ficar muito tempo sem dar uma dessas, estava esse final de semana em pleno Encontrão e no domingo pela manhã, depois das apresentações, estou colocando os pais de uma candidata em contato com o Presidente do Comitê de Frederico Westphalen e do nada o Presidente diz, não, sem problemas te dou o meu e-mail e telefone e eu digo, ok vou pegar papel e caneta...
Volto e então ele diz, olha só to pegando o e-mail do Marcos, mas não to tietando não...
Eu fiquei fria, quem seria o Marcos, além de ser o Pai da Sofia?
Pois bem, no almoço sento com eles e conto toda a situação e digo, não te apavora com a cara que eu fiz, pq eu realmente não sei quem é o Marcos, pra mim ele é o pai da Sofia...
Pois, o Marcos em questão é o Marcos Rolim... Cidadão Hemérito de Porto Alegre e um super atuante em causas de Direitos Humanos...
Essa sou eu e de novo aconteceu...
E pelo jeito vai acontecer por muito tempo, sou o ser mais desligado do mundo quanto a essas coisas...
Não vejo isso como algo ruim, às vezes é bom tratar a pessoa, por mais "conhecida" que seja, como ela é, ou seja, um ser tão humano quanto qualquer outro na face da Terra...
Até pq se eu fosse me apegar a esses detalhes, eu viveria como a Meryl Streep em o Diabo veste Prada, com assistentes, me dizendo quem é quem antes de cumprimentar...
Essas não são as únicas, não são as primeiras e não serão as últimas situações dessas que eu vou passar...
Mas sou assim mesmo, pessoas, são pessoas, independente de cargos, fama, grana e ou reconhecimento que tenham...
A vida é muito pequena pra ficar fazendo distinção, todos somos iguais no final das contas...
Encontrão AFS em Porto Alegre...
Mas valeu muuuito a pena!!!!
Obrigada a todos!!!
Foi um final de semana maravilhoso, embora eu esteja toda dolorida...
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Poesia em 140 caracteres...
É tanta luz, que fecho os olhos para ver seu corpo esperando o meu.
Adorei!!!
domingo, 25 de abril de 2010
Vida...
Enfim, estou desempregada...
De certa forma, eu não tava gostando de onde eu trabalhava...
Eu detesto desrespeito, mesmo que de superiores...
Antes de qualquer coisa, há o respeito pelo ser humano que eu sou...
E não é porque alguém paga o teu salário que tem o direito de faltar com o respeito...
Coisa que aconteceu repetidas vezes e eu engoli em seco...
Pois bem, finalmente livre...
Uma semana já, não, não parei pra ver se cai à ficha...
Mas acho que preciso de um tempo e ver o que eu realmente quero...
A vida não é mágica e o tempo não sabe sempre o que faz???
Estou muito feliz, muito mesmo!!!
Acordei cantando essa música hj...
Long Plays
Pública
Composição: Pedro Metz/João Amaro
Já mudei tudo de lugar
Inventei muitas frases pra dizer
Mas mesmo assim
Eu ainda estou só
Já comprei todos long plays
Dos artistas que você sempre gostou
Mas mesmo assim
Eu ainda estou só
E eu não vou nem ligar se você me disser
Que não vai mais voltar
E eu não vou nem ligar se você me julgar
Mais um cara vulgar
No fundo deste poço achei algo que vale a pena
Já roubei muitos corações com as canções mais nervosas
Que o mundo há de ouvir
Mas agora estou só
E não pense que é tão ruim
Sendo só, os meus discos posso ouvir e ser feliz
Bem longe de ti
E eu não vou nem ligar se você me disser
Que não vai mais voltar
E eu não vou nem ligar se você me julgar
Mais um cara vulgar
No fundo deste poço achei algo que vale a pena
domingo, 18 de abril de 2010
Sonhos
Mas essa noite foi algo beeem estranho...
Fora o fato de eu estar "pregando" dentro de uma capela...
Uma das escrituras ficou bem nítida...
Vejam só, eu que não tenho sacerdócio, pregando!!!
By the way...
Examinais estes mandantos,
porque são verdadeiros e fiéis;
e as profecias e as promessas
neles contidas serão todas cumpridas.
O que eu, o Senhor, disse está dito e
não me desculpo; e
ainda que passem os céus e a Terra,
minha palava não passará,
mas será toda cumprida,
seja pela minha própria voz ou
pela voz de meus servos, é o mesmo.
Doutrina & Convênios 1:37-38
sábado, 10 de abril de 2010
Eu ando...
Cansada...
Irritada...
Sonolenta...
Enfim, eu to tão chateada com tudo que não tenho vontade nenhuma de nada...
Sinto falta dos meus amigos...
Alguém me diz como a gente simplifica a vida?
Pq do jeito que tá, tá bem complicado...
To a fim de sair do escritório...
Fiquei surpresa do Senac e do Senai não terem retornado meu e-mail...
Poxa, eu tenho experiência em sala de aula...
Frustrei...
E o mais legal de tudo foi que abri o jornal hj e lá estava a mesma vaga do Senai a disposição...
Mando curriculo de novo???
Vida é isso mesmo!!!
quarta-feira, 31 de março de 2010
Feriadão à vista...
Venho sempre ouvindo música...
E hoje não sei porque cargas d'água essa música tocou fundo...
Só Hoje
(Jota Quest)
Composição: Fernanda Mello e Rogério Flausino
Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito
Nem que seja só pra te levar pra casa
Depois de um dia normal...
Olhar teus olhos de promessas fáceis
E te beijar a boca de um jeito que te faça rir
(que te faça rir)
Hoje eu preciso te abraçar...
Sentir teu cheiro de roupa limpa...
Pra esquecer os meus anseios e dormir em paz!
Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua!
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria...
Em estar vivo.
Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar...
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia...
Que eu faço tudo errado sempre, sempre.
Hoje preciso de você
Com qualquer humor, com qualquer sorriso
Hoje só tua presença
Vai me deixar feliz
Só hoje
Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua!
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria...
Em estar vivo.
Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar...
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia...
Que eu faço tudo errado sempre, sempre.
Hoje preciso de você...
Com qualquer humor, com qualquer sorriso!
Hoje só tua presença...
Vai me deixar feliz.
Só hoje